Time Brasil

Time Brasil 024 Dias Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 Nanquim - China
16 de agosto de 2014
744 Dias Jogos Olímpicos Rio 2016 Rio de Janeiro - Brasil
5 de agosto de 2016

Esportes

Picto Beach Volleyball

Vôlei de Praia

História

O esporte surgiu como uma improvisação do vôlei nas areias da Califórnia nos anos 1920. Com diversos adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, logo surgiram as primeiras duplas, na década seguinte. Em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vôlei de praia e, em 1950, surgiu o primeiro Circuito, com etapas em cinco praias californianas.

Logo o circuito californiano foi ampliado e em meados dos anos 1960 foi criada a California Beach Volleyball Association (CBVA). Os anos 1980 marcaram a afirmação do esporte em todo o mundo. No Brasil, atletas olímpicos consagrados trocaram as quadras pelas areias e, na Austrália, foi criado o primeiro circuito profissional.

Com diversos praticantes em todo o mundo, o vôlei de praia tornou-se modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996. O esporte foi um dos que mais rendeu medalhas para o Brasil.

Curiosidades

O vôlei de praia desembarcou na França de forma curiosa. Em 1927, um empresário francês esteve na Califórnia e levou a novidade para a sua praia de nudismo, em Francoville.

O esporte estreou nos Jogos Olímpicos em Atlanta 1996. O Brasil e os Estados Unidos compartilharam todas as medalhas nas quatro edições seguintes, exceto em Sidney 2000, quando as atletas da Austrália dominaram a competição.

Notícias mais antigas
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...