Time Brasil

Time Brasil 314 Dias Jogos Pan-americanos Toronto 2015 Toronto - Canadá
10 de julho de 2015
706 Dias Jogos Olímpicos Rio 2016 Rio de Janeiro - Brasil
5 de agosto de 2016

Esportes

Picto Tennis

Tênis

A história do esporte começa na França do século XII. A maioria dos estudiosos acredita que a atividade começou como uma brincadeira entre monges franceses chamada jeu de peume (jogo da palma).

Ao longo do tempo, muitas inovações foram incorporadas. A bola deixou de ser arremessada contra o muro e o jogo passou a ser praticado num retângulo demarcado. O novo esporte caiu no gosto da nobreza francesa e em pouco tempo as quadras se multiplicaram, mesmo a contragosto dos governantes e da Igreja Católica. A atividade também ganhou grande popularidade na Inglaterra. Os reis Henrique VII e Henrique VIII eram grandes entusiastas do jogo.

Com a destruição das quadras durante as guerras napoleônicas, o esporte desapareceu e só voltou a ser amplamente praticado no meio do século XIX, já com o atual nome. Após a modalidade ter se espalhado pela Europa, Wimbledon abrigou o primeiro torneio internacional.

O sucesso do tênis fez com que ele fosse incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da Era moderna, em Atenas 1896. Devido às rígidas regras criadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o esporte foi excluído do programa olímpico entre 1928 e 1988.

Com 2 milhões de praticantes, 370 torneios por ano e 33.675 jogadores registrados na Confederação Brasileira de Tênis (CBT), esse esporte hoje está entre os 10 mais praticados e disseminados no Brasil. De acordo com a CBT, em uma pesquisa realizada recentemente pela Deloitte, o tênis foi apontado como a 4ª modalidade no quesito “esporte favorito”.

A cadeia do tênis movimenta anualmente R$1,8 bilhão no País, considerando gastos com a prática do tênis, a movimentação financeira dos torneios, apoios e patrocínios aos atletas, torneios e entidades, além de gastos da mídia.

Curiosidade

O nome tênis vem da expressão francesa "tenez" que quer dizer jogar ou pegar.

Nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, nove dos dez melhores jogadores do mundo (ranking ATP) disputaram o ouro. O único ausente foi o americano Andy Roddick. O campeão olímpico foi o espanhol Rafael Nadal.

Os ingleses são os responsáveis por levar a modalidade para o Brasil, no fim do século XIX. Técnicos e engenheiros desembarcaram no Rio de Janeiro e em São Paulo com bolinhas e raquetes de tênis.

Tags:
Notícias mais antigas
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...