Time Brasil

Time Brasil 128 Dias Jogos Pan-americanos Toronto 2015 Toronto - Canadá
10 de julho de 2015
520 Dias Jogos Olímpicos Rio 2016 Rio de Janeiro - Brasil
5 de agosto de 2016

Remo

Picto Rowing

Das disputas de gôndolas para Paris 1900

Segundo muitos historiadores, a prática do remo foi descrita em Eneida, a famosa obra do poeta grego Virgílio, datada de 19 a.C. Outros estudiosos acreditam que os primeiros registros claros de competições de barcos a remo são de 1274, com os relatos de disputas entre gondoleiros de Veneza. Uma regata de cinco milhas realizada no rio Tamisa, na Inglaterra, em 1776, também é considerada um marco no esporte.

Os ingleses foram os responsáveis pela difusão do remo como esporte em todo o mundo. Foram eles que fundaram o primeiro clube de remo, o Leander Club,  em 1817. Oito anos depois, surgiu a regata mais tradicional do mundo, a disputa entre estudantes da universidade de Cambridge e Oxford.

As regatas se espelharam rapidamente na Europa e chegaram aos Estados Unidos. Em 1892, foi criada, em Turim, a Fédération Internacionale dês Sociétés d’Aviron (FISA). O remo não foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna por causa das condições climáticas, mas esteve presente nos Jogos seguintes, em Paris 1900.

Curiosidades

  • Assim como as universidades britânicas, Flamengo, Vasco e Botafogo têm uma longa ligação com o remo. Antes de serem times de futebol, os clubes cariocas eram equipes de remo. 
  • As primeiras regatas no Estádio de Remos da Lagoa e na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, chegavam a reunir mais de 50 mil espectadores até meados do século passado.
  • Outros clubes brasileiros ligados ao futebol, como Corinthians, Sport, Vitória (BA), Remo, Tuna Lusa, Paysandu (PA), Náutico (PE) e América (RN), também têm forte ligação com o remo.
  • Sir Steve Redgrave, da Grã-Bretanha, é considerado o maior remador de todos os tempos. O atleta tem seis títulos de campeão mundial, além de cinco medalhas de ouro e uma de bronze em cinco Jogos Olímpicos.
  • No feminino, a Elisabeta Lipa, da Romênia, também ganhou cinco medalhas olímpicas de ouro, além de duas de prata e uma de bronze. Suas conquistas aconteceram entre Los Angeles 1984 e Atenas 2004.
Tags:
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...