Time Brasil

Time Brasil 018 Dias Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 Nanquim - China
16 de agosto de 2014
738 Dias Jogos Olímpicos Rio 2016 Rio de Janeiro - Brasil
5 de agosto de 2016

Esportes

Picto Handball

Handebol

História

O jogo de “Urânia” praticado na Grécia Antiga, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 d.C.), conheciam um jogo praticado com as mãos, o “Hasparton”. Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos Berlim 1936. Seis dos 26 países então filiados participaram do evento, e a Alemanha venceu a Áustria na final por 10 a 6, diante de 100 mil pessoas. Dois anos mais tarde, também na Alemanha, foi disputado o primeiro campeonato mundial, tanto no campo (oito participantes) como no salão (apenas quatro concorrentes).

O handebol voltou aos Jogos Olímpicos em Helsinque 1952 como esporte de demonstração, mas se estabeleceu de forma definitiva no programa olímpico, e na versão indoor, em Munique 1972.

Curiosidades

- A entrada do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu em Berlim 1936, então disputado em campos gramados, com 11 jogadores de cada lado. Na final, A Alemanha venceu a Áustria por 10 a 6, diante de 100 mil pessoas no Olympia Stadium de Berlim (foto).

- O handebol, como se pratica hoje em dia, foi criado pelos alemães, na última década do Século XIX. Seu nome era "Raftball", e posteriormente teve suas medidas aumentadas para ser praticado também em campos de futebol.

- Somente a partir de 1954, por razões climáticas, pela falta de espaço devido ao futebol e por ser mais veloz, o handebol de salão passou a ser a preferência de praticantes e do público. Em 1966 foram suspensas as disputas em campos gramados.

 - No Brasil, como modalidade de campo, o handebol foi introduzido por imigrantes alemães na década de 30, em São Paulo, e se popularizou pelo país a partir da década de 60 através da prática nas escolas.

- A brasileira Alexandra Nascimento foi eleita como a melhor jogador de handebol do mundo em 2012. A atleta de 31 anos joga fora do país, no clube Hypo Nö, da Áustria.

- A primeira referência histórica sobre um esporte semelhante ao handebol aconteceu na Grécia Antiga, quando Homero citou em sua Odisséia o jogo de "Urânia", praticado com uma bola do tamanho de uma maçã, jogado com as mãos, mas sem balizas.

- A bola para a competição feminina pesa entre 325 e 400g e mede de 54 a 56cm. Na masculina, pesa um pouco mais, entre 425 e 475g.

- Nos Jogos Olímpicos Munique 1972, a Iugoslávia conquistou o ouro em uma competição entre 16 equipes.

- O handebol feminino estreou nos Jogos Olímpicos em Montreal 1976. Em uma disputa entre seis seleções, a União Soviética sagrou-se campeã. O handebol do Brasil estreou nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. A equipe masculina, vice-campeã dos Jogos Pan-americanos Havana 1991, garantiu vaga após a desistência de Cuba.

- A seleção brasileira feminina conquistou sua primeira vaga olímpica, para Sidney 2000, nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999.

- O handebol do Brasil participou das edições dos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Pequim 2008 com homens e mulheres.

Tags:
Notícias mais antigas
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...